Dicas/Dúvidas


MEU ESTILO

Fotografo usando luz natural, em locações externas ou na casa do cliente, como alternativa também às fotos de estúdio. Quero que quando olhem as fotos reconheçam o lugar, os objetos e lembrem desse dia especial.
Dou atenção aos pequenos detalhes, um sorriso, um olhar, um beijo, um gesto de carinho, decoração, os pezinhos e mãozinhas do bebê, os sapatinhos e brinquedo da criança…
Dou importância a todos os momentos, quero registrar momentos que meus clientes lembrem por toda a vida!Todos esses momentos são importantes e merecem ser registrados com imagens.
 

PARA OS NOIVOS


Podemos afirmar hoje que se foi o tempo em que o álbum de casamento seguia aquela sequência de fotos do tipo os noivos, os pais, os padrinhos, noivos e avós, tudo “pousadinho”, certinho. Isso já é sem graça e ultrapassado. Hoje, as fotografias de casamento ganharam um olhar novo e ousado, elas ficaram mais espontâneas, naturais, um grande exemplo são os Making-of, que antes eram opcionais, hoje já fazem parte do álbum.
Neste novo estilo de álbum entram cenas maravilhosas e extremamente surpreendentes, sabe aquelas fotos que você é pega de surpresa? Cabelo desarrumado, seu noivo chorando, um abraço gostoso e inesperado, tudo é registrado. Claro, fica aqui uma dica, é importantíssimo que o fotógrafo tenha uma sintonia perfeita com vocês, noivos!


PARA AS MAMÃES


Onde fazer as fotos?
A sua casa, o seu jardim, a sua praia favorita,…
Cada sessão é única, espontânea e feita a sua medida, no seu local preferido.
Não existem regras, pode ser o seu local preferido, no quarto do seu bebê e crianças, em um parque ou na praia.
Decidimos a locação em conjunto entre você e eu, se possível, em uma reunião antes da sessão para que eu também possa conhecer um pouquinho cada pessoa que vou fotografar.

Que horário escolher?
Nessa mesma reunião decidiremos qual é o melhor horário para fazer as fotos, respeitando sempre a hora da comida e da soneca dos bebês e também da escola das crianças… No entanto, pela manhã, bem cedinho, é o ideal, a luz é linda e todos estão no seu melhor! A luz do final da tarde também é muito bonita, principalmente fotografando na praia, e é a luz de quase todas as minhas fotografias!
As sessões podem durar de 1 a 2 horas mas não há limite de horário.

O que vestir?
Não existe uma roupa especial, vestir o que nos faz sentir bem e confortável é o mais importante. Para as sessões com bebês e crianças dou algumas dicas, pois pela experiência sei o que os favorece no estilo da minha fotografia.
Recomendo roupas com cores vivas e uniformes, sem escritos ou desenhos. A roupa branca também é muito bonita e dá um ar de frescura para a foto. O melhor é levar duas ou três mudas de roupas para variar o estilo da fotografia. Se quiser, fica legal trazer algum brinquedo que a criança goste muito, bolhas de sabão, balões, tudo que possa dar um colorido especial para a foto.


DÚVIDAS

Aqui você encontra a resposta para as perguntas mais frequentes dos meus clientes e dos leitores do Blog.
Se a sua dúvida não estiver aqui, você pode mandar um e-mail para mim ou escrever diretamente nos comentários que eu respondo!

Como faço para reservar a data da sessão fotográfica?
Somente terá que escrever um e-mail para mim (adonaifotografia@hotmail.com) e reservaremos uma data que fique legal para você e para a sua família, afinal o mais legal é que todos participem!

Quais são os valores da sessão e dos livros fotográficos?
O preço da sessão fotográfica vai depender do tema da sua sessão fotográfica e o preço dos livros dependerão do tamanho e quantidade de páginas. Se quiser um orçamento só tem que enviar um e-mail para mim! (adonaifotografia@hotmail.com)

Quais são as condições de pagamento?
Depende do pacote que o cliente fechar, cada um tem uma condição de pagamento.

Você faz fotos de Estúdio?
Sim, basta agendar um dia e horário e faremos as fotos no estúdio, ou se preferir algum lugar externo também.

Meu filho é muito tímido e não gosta de tirar fotos… o que faço? Espero, quem sabe, ele muda?
Meu estilo de fotografia é contemporânea, descontraída e espontânea, se o seu filho for tímido ou não gostar de foto, prometo, nem vai perceber que estou ali!

Minha filha tem 5 meses e ainda não senta sozinha mas está muito fofa… Espero ela ficar mais grandinha e sentar sozinha para fazer as fotos?
Existem muitas maneiras de fotografar um bebê que não senta sozinho. Faça a sessão, não deixe o tempo apagar esta sensação que você tem quando ve o seu filho hoje, deixe que a foto guarde para vocês esse momento tão mágico!

No caso do meu filho adoecer ou chover posso remarcar a sessão (se for ensaio externo)?
No caso de doença de qualquer pessoa que participaria da sessão, contacte comigo para que a gente possa remarcar para outra data disponível para ambas as partes. Tentar obrigar uma criança doente a fazer uma sessão de fotos pode resultar uma desilusão. As imagens não irão mostrar a criança como ela realmente é. No caso de chuva, podemos fazer a sessão na sua casa mas se preferir ao ar livre podemos remarcar a sessão.

O que acontece se precisar cancelar a data da minha sessão fotográfica porque surgiu outro compromisso?
Sempre estou disponível para remarcar a sua data se você precisar. Só preciso que me avise com a maior antecedência possível para poder deixar disponível a data para outro cliente.

Quantas pessoas podem participar da sessão?
Podem participar da sessão o número de pessoas que você quiser mas lembre que quanto mais pessoas para fotografar mas difícil captar a atenção delas. O ideal seria no máximo 5 pessoas por sessão, mas como disse isso fica a seu critério.

Você faz foto da criança sozinha?
Claro. É normal, alguns pais não gostarem de aparecer nas fotos… Combinaremos isso quando tivermos a reunião para o primeiro contato.

Posso ficar com todas as imagens da sessão?
Sim, tenho a opção da compra do Cd com algumas ou todas as fotos da sessão.

Existe um limite de clicks durante a sessão?
Não, eu nunca olho o número de imagens que capturo durante a sessão. Nem todas as crianças são iguais e algumas precisam de um pouco mais de tempo, um “aquecimento” antes de começar a obter as imagens que serão as definitivas. Os clicks só acabam quando começo a notar o cansaço da criança. Esse é o limite.

Estou grávida e quero fazer uma sessão de fotos, qual o melhor mês da gravidez para isso?
Recomendo as futuras mamães que marquem a sua sessão entre as semanas 32 e 36 da gravidez. É nesse momento onde as curvas estão maravilhosas e a barriga é a protagonista da foto! A partir daí já existe uma dificuldade para as posições, troca de roupa, etc. Também não está tão inchada como normalmente acontece no último mês de gravidez. Mas existem opções do acompanhamento mensal que é uma sessão por mês desde que se descobre a gravidez até o nascimento.

Quero fazer uma sessão de fotos da minha gravidez mas meu marido não gosta de ser fotografado, posso fazer sozinha?
Sim, pode. Mas eu insistiria para ele te acompanhar. Normalmente os homens não gostam e não querem participar da sessão mas depois acabam sendo os que mais aproveitam! É uma linda recordação e o mais bonito é que os dois apareçam…

Você faz fotos do parto?
Sim. Mas deve consultar primeiro com o  hospital onde você vai ter o seu bebê. Alguns proíbem a entrada de câmeras de fotos na hora do parto ou já tem um acordo com outros fotógrafos para fazer as fotografias… :( Sim, eu sei, isso não é legal, afinal você tem direito a escolher quem quer que entre com você nesse momento tão especial, mas, infelizmente, é assim que funciona.

Gostaria de fotografar o meu filho nos primeiros dias de vida, é possível?
Sim e, ao contrário que a maioria das pessoas pensa, são fotos lindíssimas! São chamadas fotografias de recém nascidos ou “newborn”. Devem ser feitas nos 10 primeiros dias de vida do bebê porque é quando está mais dorminhoco e deixa você colocá-lo em qualquer posição sem “reclamar”.

Você faz acompanhamento do primeiro ano de vida do bebê?
Sim. São mini  sessões de fotos, todos os meses até o seu filho completar 1 ano, com o intuito de registrar o crescimento do seu bebê. O resultado final é um belíssimo livro com os 12 primeiros meses de vida do seu bebê. Se quiser pode incluir nesse pacote as fotos da maternidade e/ou do aniversário de 1 ano.

PRODUTOS E PREÇOS

Ofereço diferentes opções de produtos vendidos separadamente à sessão fotográfica.
Alguns dos produtos são Livros Fotográficos em diversos tamanhos e formatos, Posters, Quadros com Molduras, Painéis, Cartões, dentre outros.

Alguns dos meus pacotes de preços incluem:
- Uma primeira reunião e planejamento da sua sessão;
- Sessão fotográfica sem limite de tempo e participantes;
- Um número de fotografias ilimitado durante a sessão;
- Edição e preparação de todas as fotografias;
- SlideShow em ótima qualidade com as melhores fotos da sessão;
Como todas nós sabemos o álbum fica pra sempre, é por isso que insisto em dizer que vale a pena investir um pouco mais e ter fotografias mais lindas e cheias de emoção.

 

TIPOS DE ALBUNS
Assim como a fotografia de casamento tem evoluído ao longo dos tempos o mesmo acontece com os álbuns de casamento. Entre as diversas opções de álbuns uma que esta em destaque no momento é o Fotolivro.
Resistentes, leves e modernos, os fotolivros são uma ótima opção para quem busca algo que fuja do comum. Eles são produzidos em uma impressora offset digital e podem ser encomendados em diversos tamanhos e formatos.
As fotos não são impressas em papéis fotográficos e sim no Colchê, laminado ou não. A laminação é uma película que proporciona uma proteção especial as páginas aumentando assim sua durabilidade.
Neste modelo de álbum pode-se trabalhar com muito mais páginas que em outros modelos pelo fato da menor gramatura do papel.